Dúvida sobre resolução do exercício 045

Home Fóruns Programação Básica Dúvida sobre resolução do exercício 045

Visualizando 1 resposta da discussão
  • Autor
    Posts
    • #154634

      Olá,

      Estou com uma dúvida na resolução proposta pelo professor Guanabara no exercício 045, ele colocou uma variável lógica atribuindo o valor falso e usou isso na estrutura de repetição com teste lógico no final.

      //declaração da variável
      logico acertou = falso
      
      faca{
      
      } enquanto (nao acertou)

      1 – A variável acertou começou com o valor falso
      2 – Foi colocado como condição a negação do valor da variável acertou, logo o valor muda de FALSO para VERDADEIRO
      3 – Então a iteração deveria continuas ENQUANTO a variável acertou for VERDADEIRO

      Obviamente essa minha lógica tem uma falha, visto que o código do professor funcionou e a interação deveria parar quando essa condição se torna-se verdadeira.

      Pode me explicar a falha de raciocínio?

      Grato

      Raphael

    • #154795
      Tutora Jessica
      Moderador

      Olá Raphael ,
      O código inicializa uma variável booleana acertou com o valor falso. Em seguida, ele entra em um loop que executa um bloco de código (atualmente vazio) pelo menos uma vez. O loop continua a ser executado enquanto a variável acertou permanecer falso. Dentro do bloco faca, você provavelmente colocaria um código que tenta “acertar” algo e, se tiver sucesso, define a variável acertou como verdadeiro para que o loop termine.

      enquanto (nao acertou): Após a primeira execução do bloco de código, a condição nao acertou é verificada.
      nao é um operador lógico de negação (NOT).

      Portanto, nao acertou é verdadeiro se acertou for falso, e falso se acertou for verdadeiro.
      O loop continuará a ser executado enquanto a condição nao acertou for verdadeiro. Quando acertou se tornar verdadeiro, a condição nao acertou será falso e o loop terminará.

Visualizando 1 resposta da discussão
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.