Boa tarde. No código abaixo disponibilizado na correção do exercício 45, qual seria a finalidade da variável “acertou”?
Pergunto isso pois o programa irá encerrar em 2 situações, independente do valor de “acertou”, são elas:
1 – Quando o usuário acertar o número sorteado (palpite == pensou), comando “PARE”;
2 – Quando o usuário esgota as chances (chances > total), comando “PARE”.
Ou seja, essa variável não será utilizada.
Eu poderia simplesmente retirar ela do código e substituir por FACA… ENQUANTO (CHANCES <= TOTAL)?
Dessa forma, diminuiria a quantidade de linhas de código.
‘inclua biblioteca Util –> u
funcao inicio()
{
inteiro total = 3
escreva (“—————————————–\n”)
escreva (“Vou pensar em um número entre 1 e 10\n”)
escreva (“Você tem ” + total + ” chances para tentar adivinhar\n”)
escreva (“—————————————–\n”)
inteiro pensou = sorteia(1, 10)
inteiro palpite, chances = 1
logico acertou = falso
faca {
escreva (“\nChance ” + chances + “/” + total + “\n”)
escreva (“Qual é o seu palpite? “)
leia (palpite)
se (palpite == pensou) {
acertou = verdadeiro
escreva (“\n\nPARABÉNS! Você acertou o número em ” + chances + ” tentativas!\n”)
pare
} senao {
escreva (“\n\nINFELIZMENTE ainda não foi dessa vez…\n”)
chances ++
u.aguarde(1000)
se (chances <= total){
escreva(“Mas vou te dar outra chance…”)
u.aguarde(1000)
se (palpite < pensou) {
escreva (“\nChute um valor MAIOR.\n”)
} senao {
escreva (“\nChute um valor MENOR.\n”)
}
u.aguarde(1000)
} senao {
escreva (“Suas chances ACABARAM! :(“)
pare
}
}
} enquanto (nao acertou)
u.aguarde(1000)
escreva (“\n=============== FIM DO JOGO ===============\n\n”)
}
`